Inscrições SISU: Passo a passo como fazer Inscrições

Antes de realizar as inscrições SISU 2023, é importante saber do que se trata o programa. As inscrições SISU 2023 favorecem candidatos que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Vamos entender um pouco como funciona o SISU?

Acompanhe essa matéria até o final e esclareça suas dúvidas sobre as inscrições SISU 2023 e como você pode se candidatar.

Como funciona o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o sistema responsável pelo Ministério da Educação (MEC), para ofertar vagas das universidades públicas de nosso país.

Funcionando já dessa forma durante muitos anos, os interessados precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir se inscrever.

Para os candidatos serem selecionados para as inscrições SISU 2023, deve ter alcançando npta suficiente para está classificado dentro do número de vagas que são ofertadas para o curso que deseja se matricular.

Passo a passo inscrições SISU

As inscrições SISU 2023 são direcionadas aos candidatos que prestaram o Enem e tenham obtido na redação nota que não seja zero e que não estejam em alguma situação descrita no último Edital do Enem.

Dentro desse contexto, os candidatos para o SISU 2023 terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

É bom observar esse item ao realizar as inscrições SISU 2023, pois caso você seja aprovado para algum curso, esses documentos serão necessários para realizar a matrícula.

Datas da inscrição SISU

Para você ficar por dentro do processo seletivo, confira as datas de inscrições SISU 2023:

  • 21 a 24 de janeiro: inscrições abertas até às 23:59h do dia 24 de janeiro
  • 28 de janeiro: resultado da chamada regular
  • 29 de janeiro a 04 de fevereiro: prazo para os não selecionados na chamada regular mostrarem interesse para entrar na Lista de espera.
  • 07 de fevereiro a 30 de abril: convocação dos candidatos da Lista de Espera feita pelas Universidades (consulta feita pelos sistemas de seleção das Universidades)

O resultado é possível verificar ao clicar aqui para acessar as próximas datas do processo seletivo.

Telefone SISU

Você pode esclarecer tudo sobre as inscrições SISU acessando os canais de comunicação abaixo:

  • Site do SISU: clique aqui
  • Telefone: 0800-616161

Aplicativo SISU

Fazendo uso da tecnologia, o governo lançou um aplicativo que visa auxiliar o candidato ao SISU.

Inscrições SISU

Informações atuais sobre as inscrições SISU 2023 sempre serão informadas aqui no site!

Deixe um comentário