Saiba avaliar quando vale a pena ter um carro Próprio

Hoje em dia com a tecnologia a nosso favor e com as novidades de transporte chegando, como Uber, 99, entre outras, muitos se perguntam se ainda vale a pena ter um carro próprio, afinal de contas, um carro é como uma família. Os gastos que envolvem possuir um veículo são alto. Se você também está vivendo este dilema hoje, veja como avaliar se ainda vale a pena ter um carro próprio ou não.

Como calcular o custo do carro?

Se você quer saber se ainda vale a pena ter um carro, o primeiro ponto a considerar é: quanto custa ter um carro? Você sabe fazer esse cálculo? É claro que cada carro tem os seus próprios gastos e despesas, mas vamos fazer o nosso cálculo com base em um carro simples.

Faça um alista com todos os itens que envolvem o veículo:

  • IPVA;
  • Seguro;
  • Combustível;
  • Manutenção;
  • E troca de pneus.

Importante: Dependendo da região onde você mora, o valor da documentação é maior ou menor do que o de outros estados. Por exemplo, o Boleto IPVA São Paulo 2022 é bem menor do que o IPVA do estado de São Paulo. Por esse motivo os cálculos variam muito de região para região.

Com essa lista pronta, calcule os valores e com o resultado obtido, analise as suas finanças e se está valendo a pena ter um veículo próprio.

Analise os seus hábitos

Outro ponto importante a ser analisado, são os seus hábitos. Analise no seu dia a dia, o quão importante um carro próprio é na sua vida. Você mora próximo ao trabalho? Leva os filhos para a escola? Essa autoanálise é fundamental para avaliar se é necessário ou não ter um carro.

Não se esqueça que hoje os aplicativos de caronas, como os já mencionados, Uber, 99 POP, ajudam muito nessa economia, muito diferente de quem tem carro e precisa fazer o parcelamento do IPVA. Dependendo da distância percorrida, você consegue economizar muito dinheiro.

É isso o que muitos estão fazendo. Muitos venderam os seus veículos e estão andando apenas com os aplicativos. Além da economia, a despreocupação em encontrar vagas de estacionamento, é um atrativo a mais.

Antes de mais nada, faça uma avaliação. Compare os gastos do seu veículo próprio com os gastos de pagar as corridas no aplicativo. Também analise se você prefere o conforto de ter um carro ou a economia do seu bolso. Tudo isso deve ser levado em conta antes de você decidir vender o seu veículo. Pense bem antes de seguir para o próximo passo!

Deixe um comentário