Caso o Programa de envio do IRPF 2022 tenha apontado que você terá direito a receber restituição, isso significa que você poderá receber parte do imposto pago à Receita Federal de volta, através da Restituição do Imposto de Renda 2022.
A restituição é paga em lotes, que são pagos de acordo com a ordem do envio da declaração para a Receita Federal, com exceção de aposentados, pensionistas e pessoas com doenças graves, que são prioridades. Por isso, o ideal é se adiantar para ter direito a receber a restituição do imposto de renda 2022 logo.
Consulta restituição IRPF 2022
Através do portal da Receita Federal é possível consultar a data em que o pagamento será efetuado em sua conta bancária, caso você tenha direito à restituição.
Para realizar a consulta da Restituição do Imposto de Renda 2022, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o portal da Receita através desse link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp);
- Preencha seu CPF;
- Escolha o período da restituição;
- Digite sua data de nascimento;
- Digite o código da imagem;
- Clique em “Consultar”
Caso sua restituição ainda não tenha sido divulgada, você pode conferir o calendário completo da restituição do Imposto de renda 2022 através do portal da Receita Federal através desse link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp).
Saiba quem deve declarar o Imposto de Renda 2022, e o que aconteça caso você preencha alguma informação incorreta no momento da declaração.
Malha fina do Imposto de Renda 2022
Se houver informações preenchidas erradas, ou informações que não sejam compatíveis aos dados disponíveis pela Receita Federal, a sua declaração poderá cair na Malha Fina do Imposto de Renda 2022.
Esse procedimento serve para apurar eventuais incorreções no preenchimento, ou tentativas de sonegar o imposto de renda, que pode eventualmente ocorrer. Caso sejam apuradas irregularidades o contribuinte pode acabar tendo que pagar por multas. A malha fina é um procedimento demorado e muito burocrático, então tome cuidado ao preencher as informações.
Caso o cidadão perceba que enviou sua declaração do imposto de renda com alguma falha, é fundamental que envie uma retificação do imposto de Renda 2022, e o corrija, esse procedimento pode evitar diversos problemas e muita dor de cabeça.
O contribuinte tem duas opções para saber se sua declaração caiu na malha fina 2022, confira abaixo:
- Ligar para o número 146, para a central de atendimento da Receita Federal;
- Consulte a Restituição de seu imposto de renda. Caso a restituição apareça no sistema, significa que você não caiu na malha fina, porém se você for avisado que existem pendências em sua declaração, procure um contador e informe-se de como regularizar sua situação.