Inscrições SISU: Passo a passo como fazer Inscrições

Antes de realizar as inscrições SISU 2023, é importante saber do que se trata o programa. As inscrições SISU 2023 favorecem candidatos que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Vamos entender um pouco como funciona o SISU?

Acompanhe essa matéria até o final e esclareça suas dúvidas sobre as inscrições SISU 2023 e como você pode se candidatar.

Como funciona o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o sistema responsável pelo Ministério da Educação (MEC), para ofertar vagas das universidades públicas de nosso país.

Funcionando já dessa forma durante muitos anos, os interessados precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir se inscrever.

Para os candidatos serem selecionados para as inscrições SISU 2023, deve ter alcançando npta suficiente para está classificado dentro do número de vagas que são ofertadas para o curso que deseja se matricular.

Passo a passo inscrições SISU

As inscrições SISU 2023 são direcionadas aos candidatos que prestaram o Enem e tenham obtido na redação nota que não seja zero e que não estejam em alguma situação descrita no último Edital do Enem.

Dentro desse contexto, os candidatos para o SISU 2023 terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

É bom observar esse item ao realizar as inscrições SISU 2023, pois caso você seja aprovado para algum curso, esses documentos serão necessários para realizar a matrícula.

Datas da inscrição SISU

Para você ficar por dentro do processo seletivo, confira as datas de inscrições SISU 2023:

  • 21 a 24 de janeiro: inscrições abertas até às 23:59h do dia 24 de janeiro
  • 28 de janeiro: resultado da chamada regular
  • 29 de janeiro a 04 de fevereiro: prazo para os não selecionados na chamada regular mostrarem interesse para entrar na Lista de espera.
  • 07 de fevereiro a 30 de abril: convocação dos candidatos da Lista de Espera feita pelas Universidades (consulta feita pelos sistemas de seleção das Universidades)

O resultado é possível verificar ao clicar aqui para acessar as próximas datas do processo seletivo.

Telefone SISU

Você pode esclarecer tudo sobre as inscrições SISU acessando os canais de comunicação abaixo:

  • Site do SISU: clique aqui
  • Telefone: 0800-616161

Aplicativo SISU

Fazendo uso da tecnologia, o governo lançou um aplicativo que visa auxiliar o candidato ao SISU.

Inscrições SISU

Informações atuais sobre as inscrições SISU 2023 sempre serão informadas aqui no site!

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Saiba quais são os requisitos para ser bolsista

O ProUni é um programa do Ministério da Educação da Universidade Para Todos, que foi fundado a fim de conceder bolsas de estudo integral ou parcial de instituições privadas ou públicas para os candidatos que tomaram nota classificatória no ENEM. Ou seja, o ProUni oferece bolsas de 100% ou 50% para os candidatos que obtiverem uma certa porcentagem estabelecida pelos cursos para passar.

Para isso é preciso que o mesmo estude bastante para o Exame Nacional do Ensino Médio, pois é através dele que estudantes brasileiros sem diploma de nível superior poderão ingressar em uma instituição de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Abaixo você poderá compreender um pouco mais sobre como realizar a sua inscrição no ProUni e quais são os requisitos para que você possa realizá-la.

Requisitos para ser bolsista do ProUni

Poderá participar do PROUNI 2022 os estudantes brasileiros que não possuem um diploma de algum curso de educação superior. Além disso, precisam atender alguma das opções abaixo. Veja:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Atendendo alguma das condições listadas acima você estará apto a realizar a sua inscrição no ProUni.

Inscrição ProUni

Para realizar a sua inscrição no Programa Universidade Para Todos é preciso que você tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior, ou seja, no ano de 2016. Feito isso o candidato terá que entrar no site da instituição a seguir

É por meio desse site que você poderá se inscrever e ter acesso ao login do sistema. Dentro dele, você encontrará logo na página principal a opção “Já sou cadastrado” que só é inserido os seus dados e clicar em entrar para ter acesso ao sistema.

Outra opção é do “Primeiro acesso”, no qual serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada no site do Enem.

Geralmente as inscrições para o ProUni são abertas no início do ano no final de janeiro. Dentro dele você poderá escolher por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições públicas ou particulares e o tipo de bolsa (integral ou parcial).

Além disso, o candidato poderá alterar suas opções de curso e de instituição, sendo assim será considerada válida a última opção da inscrição realizada.

Após a realização da prova do ENEM serão avaliados os candidatos que obtiverem as melhores pontuações do Exame. Caso ocorra empate entre os candidatos o critério de avaliação para os mesmos será julgado pelo sistema.

Sabendo disso, caso você esteja apto aos requisitos para ser bolsista do ProUni, realize a sua inscrição no período que estiver aberto e tente passar em alguma instituição. Boa Sorte!

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Meu INSS: Como fazer cadastro e consulta

Faz pouco tempo que a Previdência Social modernizou seu sistema de consulta de benefícios e para facilitar aos contribuintes disponibilizou o Meu INSS 2022. Se trata de um site novo e moderno, que permite a consulta aos seus benefícios e aos seus extratos sem sair de casa. Ficou curioso e quer saber mais sobre o Meu INSS 2022? Veja a seguir!

O portal do INSS 2022 é a uma forma fácil de acessar os serviços da Previdência Social. Mas para que o contribuinte consiga ter acesso ao site Meu INSS 2022 é necessário, em alguns serviços, a realização do seu cadastro.

Brasília (DF), 25/11/2016 – INSS – Previdência Social – Aposentadoria – Foto, Michael Melo/Metrópoles

Como fazer o cadastro no Meu INSS 2022?

Como mencionado é necessário o contribuinte realizar um cadastro no site Meu INSS 2022, para realizar sua consulta do INSS. É muito simples realizar o cadastro no Meu INSS. Veja a seguir:

  • Primeiro acesse o site do Meu INSS clicando aqui;
  • No menu do lado esquerdo, clique no serviço/extrato que você deseja consultar (se tiver um ícone de cadeado, como o da foto a seguir, é necessário fazer o cadastro);
  • Será exibida uma mensagem solicitando o login – daí é só clicar em “Fazer login”;
  • Na tela a seguir, faça seu cadastro clicando em “Cadastre-se”;
  • Agora é só preencher os dados solicitados para completar o seu cadastro, é rápido e simples.
  • No final do cadastro será exibida uma mensagem de confirmação de cadastro.

Agora que você já aprendeu a fazer o seu cadastro, você já pode começar a se beneficiar do Meu INSS 2022 . Uma das ferramentas que o site do INSS traz é a consulta de alguns benefícios sem sair de casa. Veja como:

Como consultar um benefício no Meu INSS?

No Meu INSS 2022 é possível realizar várias consultas de diferentes benefícios. Isso trás então, aos beneficiários, uma grande comodidade, pois pode acessar seu portal sempre que precisar, sem fazer agendamentos ou sair de casa!

A seguir seguem as consultas que estão disponíveis, de acordo com os tipos de benefícios do Instituo:

  • Extrato de Imposto de Renda;
  • Extrato previdenciário (CNIS);
  • Extrato empréstimo consignado;
  • Aposentadoria por idade;
  • Busca de agências;
  • Histórico de crédito de benefício;
  • Agendamentos e requerimentos;
  • Carta de concessão;
  • Consulta de declaração de benefício;
  • Agendamento de perícia;
  • Busca de agências;
  • Consulta de revisão de benefício ;
  • Resultado de perícia médica.

Como fazer a consulta de um benefício no Meu INSS?

Para fazer a consulta de um benefício é rápido e simples. Lembrando que antes de mais nada, você precisa ter feito seu cadastro no portal, como ensinamos mais acima.

Apenas 2 passos é preciso para você acessar o Meu INSS 2022 e realizar a consulta desejada. Veja os passos a seguir, pois não tem erro:

  • Primeiro acesse o site do INSS – clicando aqui;
  • No canto esquerdo da tela, escolha a consulta desejada:
  • Sempre que precisar acessar um serviço “com cadeado”, é só clicar no mesmo e fazer o login. Será preciso utilizar o seu CPF e a senha definida na hora do cadastro.

A partir do seu login você receberá todas as informações desejadas do seu benefício. Não é preciso mais sair de casa para fazer consultas simples, é só acessar o Meu INSS 2022 e pronto.

Mas você deve estar se perguntando se é possível consultar o extrato do INSS pela internet. É possível sim através do Meu INSS 2022. Veja como:

Extrato pelo Meu INSS 2022

O Extrato INSS é o histórico de crédito de benefício, ou seja, um comprovante da renda dos beneficiários, detalhando os valores e data de pagamento de seu benefício.

Por ser um documento muito importante para os trabalhadores brasileiros, ele é muito requisitado em algumas situações. Além disso, nele estará todo o histórico de cobranças e acréscimos sobre o seu valor mensal.

É simples consultar o Extrato INSS no Meu INSS 2022. Veja como:

  • Acesse → site do Meu INSS;
  • No menu, clique na opção Histórico de Crédito de Benefício;
  • Faça seu login e confira seu extrato.

Lembrando que, só é possível conferir as informações de extratos mais recentes. Os mais antigos não ficam disponíveis.

Simular aposentadoria Online

Uma ferramenta que foi adicionada recentemente pelo Meu INSS, foi a simulação online de aposentadoria. Para ter esses resultados, não é preciso fazer login. ou seja, qualquer pessoa pode usar essa ferramenta!

Bem como os demais serviços do portal, é bem simples de fazer sua simulação. O melhor de tudo, é que você terá um resultado de acordo com as novas regras

Existem duas opções de cálculos: aposentadoria por idade ou aposentadoria por tempo de contribuição. Veja a seguir, como você pode fazer seus cálculos:

Acesse o site do Portal INSS, clicando aqui;

  • Selecione a opção “Simular Aposentadoria”;
  • Escolha qual tipo de cálculo deseja;
  • Preencha os campos com sua data de nascimento e sexo;
  • Adicione o tempo de vínculo trabalhístico que possui;
  • E termine clicando em “Calcular” para ter o resultado!

Lembre-se de que, qualquer pessoa pode usar essa ferramenta, como já falamos, sem precisar fazer login!

Contato da Previdência Social

Se ainda ficou com dúvidas ligue:

Telefone: 135 (de segunda à sábado, das 7h às 22h)

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Restituição do IR

Caso o Programa de envio do IRPF 2022 tenha apontado que você terá direito a receber restituição, isso significa que você poderá receber parte do imposto pago à Receita Federal de volta, através da Restituição do Imposto de Renda 2022.

A restituição é paga em lotes, que são pagos de acordo com a ordem do envio da declaração para a Receita Federal, com exceção de aposentados, pensionistas e pessoas com doenças graves, que são prioridades. Por isso, o ideal é se adiantar para ter direito a receber a restituição do imposto de renda 2022 logo.

Consulta restituição IRPF 2022

Através do portal da Receita Federal é possível consultar a data em que o pagamento será efetuado em sua conta bancária, caso você tenha direito à restituição.

Para realizar a consulta da Restituição do Imposto de Renda 2022, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o portal da Receita através desse link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp);
  • Preencha seu CPF;
  • Escolha o período da restituição;
  • Digite sua data de nascimento;
  • Digite o código da imagem;
  • Clique em “Consultar”

Caso sua restituição ainda não tenha sido divulgada, você pode conferir o calendário completo da restituição do Imposto de renda 2022 através do portal da Receita Federal através desse link (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp).

Saiba quem deve declarar o Imposto de Renda 2022, e o que aconteça caso você preencha alguma informação incorreta no momento da declaração.

Malha fina do Imposto de Renda 2022

Se houver informações preenchidas erradas, ou informações que não sejam compatíveis aos dados disponíveis pela Receita Federal, a sua declaração poderá cair na Malha Fina do Imposto de Renda 2022.

Esse procedimento serve para apurar eventuais incorreções no preenchimento, ou tentativas de sonegar o imposto de renda, que pode eventualmente ocorrer. Caso sejam apuradas irregularidades o contribuinte pode acabar tendo que pagar por multas. A malha fina é um procedimento demorado e muito burocrático, então tome cuidado ao preencher as informações.

Caso o cidadão perceba que enviou sua declaração do imposto de renda com alguma falha, é fundamental que envie uma retificação do imposto de Renda 2022, e o corrija, esse procedimento pode evitar diversos problemas e muita dor de cabeça.

O contribuinte tem duas opções para saber se sua declaração caiu na malha fina 2022, confira abaixo:

  • Ligar para o número 146, para a central de atendimento da Receita Federal;
  • Consulte a Restituição de seu imposto de renda. Caso a restituição apareça no sistema, significa que você não caiu na malha fina, porém se você for avisado que existem pendências em sua declaração, procure um contador e informe-se de como regularizar sua situação.
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Consulte seu Saldo INSS 2022 Online

Consulte seu saldo INSS 2022 online e veja como está o seu benefício. Não sabe como ter informações sobre o seu benefício? Acompanhe o artigo e veja! Consulte seu saldo INSS 2022 online a seguir!

INSS 2022

Instituto Nacional do Seguro Social faz o pagamento dos benefícios para os trabalhadores brasileiros. Com a contribuição, o cidadão pode receber certa quantia todo mês.

Através deste benefício junto da Previdência o cidadão pode garantir o auxílio-doença nos casos de afastamento de saúde. Além disso, é garantido os seguintes benefícios pelo INSS:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional;
  • 13º salário;
  • Entre outros.

Serviços do INSS 2022 Online

Consulte seu saldo INSS 2022 online e tenha acesso a diversos serviços disponíveis no portal. No geral o usuário pode consultar:

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Benefício assistencial ao idoso;
  • Benefício assistencial a pessoa com deficiência;
  • Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso;
  • Cadastro de declaração de cárcere;
  • Certidão por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio doença acidentário;
  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição.

Regras Aposentadoria INSS 2022

Consulte seu saldo INSS 2022 online e veja se você tem direito ao benefício. No entanto, com a mudança da regra, o cidadão recebe a aposentadoria INSS 2022 por idade se:

  • 180 meses de contribuição;
  • Trabalhador urbano: 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher);
  • Segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal, indígena): 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher);

Nos outros casos os requisitos são:

Regra 85/95 progressiva

  • Não há idade mínima;
  • Soma da idade + tempo de contribuição sendo 85 anos (mulher) e 95 anos (homem);
  • 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

Regra com 30/35 anos de contribuição

  • Não há idade mínima;
  • Tempo total de contribuição de 35 anos de contribuição (homem) e30 anos de contribuição (mulher);
  • 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

Regra para proporcional

  • Idade mínima de 48 anos (mulher) e 53 anos (homem);
  • Tempo total de contribuição de 25 anos de contribuição + adicional (mulher) e 30 anos de contribuição + adicional (homem);
  • 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

Documentos para Saldo INSS 2022 Online

Consulte seu saldo INSS 2022 online e tenha todas as informações sobre o benefício. Para acesso é preciso estar com seus documentos pessoais. A seguir veja a lista de itens indispensáveis:

  • Nome da pessoa beneficiada;
  • O CPF da pessoa beneficiada;
  • O número do benefício da pessoa benefício da pessoa em questão;
  • A data de nascimento da pessoa beneficiada.

Consulte seu Saldo INSS 2022 Online

Consulte seu saldo INSS 2022 online e veja como está o seu benefício. O processo é bastante simples e pode ser feito em poucas etapas.

O procedimento feito pelo computador garante que o usuário tenha todas as informações. Ou seja, em alguns passos você tem acesso aos dados da sua aposentadoria ou pensão. O canal com estas informações é o Meu INSS 2022. Abaixo veja como acessar:

  • O usuário deve entrar na página Meu INSS, acesse aqui;
  • Em seguida deve criar o cadastro de acesso, com login e senha;
  • Após entrar com seus dados, vá à opção “Histórico de Crédito do benefício”;
  • Digite o código de segurança;
  • Clique no botão “visualizar”;
  • Aguarde pelo resultado.

Duvida INSS 2022

Consulte seu saldo INSS 2022 online, no entanto se ficar qualquer dúvida sobre o serviço, utilize o telefone abaixo:

  • Central de Atendimento do INSS: 155.
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Casa Verde e Amarela Porto Alegre: Inscrições, Simulador e Regras

No município de Porto Alegre, o programa Casa Verde e Amarela Porto Alegre age juntamente com o DEMHAB. Criado pelo Governo Federal em 2009, com o objetivo de construir moradias dignas PMCMV passou a funcionar no país. Mas, apenas cidadãos que se encaixam nos seus requisitos poderão ter acesso ao Casa Verde e Amarela Porto Alegre.

Casa Verde e Amarela Porto Alegre

Quem tem a renda mensal bruta de até 3 salários mínimos e reside no município, terá a oportunidade de conquistar a moradia desejada através do Casa Verde e Amarela Porto Alegre. O maior objetivo desse programa é oferecer moradia digna a população carente.

Por isso, cada casa é construída para atender as necessidades das famílias. Além disso, o Governo Federal juntamente com a prefeitura constrói propriedades padronizadas. Não perca a oportunidade de conquistar a casa própria, faça sua inscrição!

As moradias do Casa Verde e Amarela oferecem:

  • Água encanada;
  • Saneamento básico;
  • Energia;
  • Rua asfaltada;
  • Outros.

Para o projeto continuar funcionando, ele tem algumas parcerias importantes, veja:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil.

Saiba quem poderá participar do PMCMV

Apenas os residentes da cidade de Porto Alegre poderão conquistar essa aquisição. Mas, será necessário que o cidadão tenha renda mensal bruta de até 3 salários mínimos.

Além disso, o programa também alcançam famílias que possuem renda mensal de até 10 salários mínimos. Essas famílias serão subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial -FAR, saiba quem poderá participar do PMCMV.

Famílias com rendas mensais alcançadas pelo programa

  • Famílias com renda bruta mensal a partir de:  R$ 1.800,00 – Faixa 1;
  • Candidato com renda mensal de R$1.800,01 à R$2.350,00 – Faixa 1,5;
  • Renda de: R$ 2.350,01 à R$ 3.600,00 – Faixa 2;
  • Renda mensal de R$ 3.600,01 à R$ 6.500,00 – Faixa 3;
  • Famílias com renda de R$ 6.500,01 – Faixa 4.

Regras Casa Verde e Amarela Porto Alegre

O programa se preocupou com o seu público alvo, a maior demanda deverá ser pessoas que tem baixa renda e sonham com a casa própria. Por isso, foram criadas regras Casa Verde e Amarela Porto Alegre através do Governo Federal. Desde então, as famílias que desejarem a moradia devem cumprir com as mesmas.

  • Proprietários de imóveis, não podem participar;
  • Não poderão participar, famílias com renda superior de 12 salários mínimos;
  • Cidadãos residentes de Porto Alegre, podem conquistar a casa própria;
  • Os emancipados por lei, tem acesso ao programa;
  • Não poderão participar, o promitente comprador, ou cessionário de imóvel;
  • Podem participar do programa, pessoas que são maiores de idade;
  • Candidatos beneficiados por outro programa habitacional, não poderão conquistar a casa própria através do programa.

Está de acordo com as regras? Então, boa sorte em sua nova conquista!

Documentos necessários

Com os documentos corretos em mãos, você poderá conquistar o financiamento através do programa. Mas, sem a documentação correta e necessária, o candidato perderá a oportunidade. Tenha em mãos:

  • RG;
  • CPF;
  • Cadastro pelo CadÚnico – Se for necessário, não é obrigatório.
  • Declaração de Estado Civil – Certidão de casamento/Divórcio.

Inscrição Casa Verde e Amarela Porto Alegre

Não é complicado fazer a inscrição Casa Verde e Amarela Porto Alegre! A prefeitura disponibiliza em seu portal oficial a realização da inscrição. Assim que as inscrições estiverem abertas, veja como se inscrever:

  • Acesse o portal oficial da prefeitura de Porto Alegre;

Site Oficial da Prefeitura de Porto Alegre

  • Agora, clique no menu “Casa Verde e Amarela”;
  • Em seguida, faça sua inscrição preenchendo os campos corretamente;
  • Finalize o processo.

Feito a inscrição, o candidato deverá aguardar o resultado do sorteio. Se o mesmo for contemplado, então a prefeitura entrará em contato e passará a chave do imóvel para o mesmo.

Simulador Casa Verde e Amarela Porto Alegre

Apenas a Caixa Econômica Federal tem em seu portal o simulador Casa Verde e Amarela Porto Alegre. Se você deseja saber quanto vai desembolsar para fazer acontecer o seu financiamento, acesso o portal e faça a simulação. Veja como é simples:

  • Informe se você é pessoa física ou jurídica;
  • Agora, informe o tipo de financiamento;
  • Em seguida, informe a categoria desejada;
  • Feito isso, digite o valor aproximado do imóvel desejado;
  • Informe a localização do imóvel;
  • Feito isso, preencha todas as informações pedidas;
  • Passe as etapas;
  • Por fim, finalize o processo.

Agora você saberá quanto terá que gastar, para realizar o sonho da casa própria.

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Saiba avaliar quando vale a pena ter um carro Próprio

Hoje em dia com a tecnologia a nosso favor e com as novidades de transporte chegando, como Uber, 99, entre outras, muitos se perguntam se ainda vale a pena ter um carro próprio, afinal de contas, um carro é como uma família. Os gastos que envolvem possuir um veículo são alto. Se você também está vivendo este dilema hoje, veja como avaliar se ainda vale a pena ter um carro próprio ou não.

Como calcular o custo do carro?

Se você quer saber se ainda vale a pena ter um carro, o primeiro ponto a considerar é: quanto custa ter um carro? Você sabe fazer esse cálculo? É claro que cada carro tem os seus próprios gastos e despesas, mas vamos fazer o nosso cálculo com base em um carro simples.

Faça um alista com todos os itens que envolvem o veículo:

  • IPVA;
  • Seguro;
  • Combustível;
  • Manutenção;
  • E troca de pneus.

Importante: Dependendo da região onde você mora, o valor da documentação é maior ou menor do que o de outros estados. Por exemplo, o Boleto IPVA São Paulo 2022 é bem menor do que o IPVA do estado de São Paulo. Por esse motivo os cálculos variam muito de região para região.

Com essa lista pronta, calcule os valores e com o resultado obtido, analise as suas finanças e se está valendo a pena ter um veículo próprio.

Analise os seus hábitos

Outro ponto importante a ser analisado, são os seus hábitos. Analise no seu dia a dia, o quão importante um carro próprio é na sua vida. Você mora próximo ao trabalho? Leva os filhos para a escola? Essa autoanálise é fundamental para avaliar se é necessário ou não ter um carro.

Não se esqueça que hoje os aplicativos de caronas, como os já mencionados, Uber, 99 POP, ajudam muito nessa economia, muito diferente de quem tem carro e precisa fazer o parcelamento do IPVA. Dependendo da distância percorrida, você consegue economizar muito dinheiro.

É isso o que muitos estão fazendo. Muitos venderam os seus veículos e estão andando apenas com os aplicativos. Além da economia, a despreocupação em encontrar vagas de estacionamento, é um atrativo a mais.

Antes de mais nada, faça uma avaliação. Compare os gastos do seu veículo próprio com os gastos de pagar as corridas no aplicativo. Também analise se você prefere o conforto de ter um carro ou a economia do seu bolso. Tudo isso deve ser levado em conta antes de você decidir vender o seu veículo. Pense bem antes de seguir para o próximo passo!

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Confira as oportunidades oferecidas pelo programa Pronatec

A busca pela inserção de jovens trabalhadores no mercado hoje é suma importância, isso por que eles necessitam desse aprendizado, onde terão a real oportunidade desde já a pensarem no seu futuro como profissional. É nesse futuro que o Santander está também pensando, onde abre para todo o Brasil diversas vagas para jovens ingressarem no mercado de trabalho, onde irão trabalhar nas agências do Banco espalhadas pelo Brasil. Vamos aqui conferir as informações sobre como ingressar nas vagas propostas pelo Santander há jovens em todo o Brasil.

Primeiramente para se inscrever em uma das reais vagas oferecidas pelo programa o jovem deve entrar na página do Santander na internet, ou irem diretamente a uma das várias instituições do Jovem Aprendiz CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, sendo que lá eles encaminhar ao o jovem para o mercado de trabalho.

Infelizmente a data para as inscrições do Menor Aprendiz do Santander para 2022 ainda não foram disponibilizadas, porém é interessante desde já procurar estar informado sobre as possibilidades de entrar nessa empresa. Dentre alguns benefícios que o jovem aprendiz recebe, podemos citar: Salário mínimo, carteira registrada, decimo terceiro, férias, entre outros. Vale sempre lembrar que o programa tem duração de dois anos, sendo que após esse período o jovem pode sim ficar na empresa e crescer na profissão. Não deixe essa oportunidade de crescimento passar, aproveite as dicas e informações passadas e logo que começar as inscrições envie o seu currículo. Boa sorte.

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Candidatos do Enem dizem que não conseguem acessar página com resultado do exame

Quem está de olho no Enem sabe bem a importância de não perder nenhuma etapa do programa, ainda mais por que o mesmo tem as inscrições iniciadas no primeiro semestre, só que as provas sempre ocorrem no final do segundo semestre.

Fiquem atento as informações desse novo exame e não deixe de participar. O mesmo ainda não tem data definida de quando vai abrir a inscrição, mas normalmente ocorre no mês de Maio. Com o site do Enem você pode conferir todas as informações, e no post de hoje iremos adiantar alguns detalhes para você.

ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio é tido como um dos mais concorridos já área da educação, e isso se dá pelo fato de jovens de todos os cantos do país se inscreverem para concorrer a uma bolsa. A bolsa desse programa tem ajudado pessoas a terem acesso ao ensino superior, coisa que estava distante da realidade de quem não tinha condições financeiras.

Caso você queira participar dessa nova edição saiba que ainda não temos data definida para que a inscrição inicie, mas em breve já teremos maiores detalhes a respeito desse processo. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, em nenhum outro lugar, nem mesmo presencial, por isso é bom se atentar a esse detalhe.

Em breve teremos maiores detalhes a respeito desse exame, a estimativa é que dê mais inscritos do que a edição anterior. O Enem é mais uma oportunidade para que os jovens concorram as bolsas para os cursos do ensino superior.

Inscrição ENEM

Procure não perder as datas para inscrição no ENEM, caso isso ocorra você fica de fora do certame, então é muito importante atentar-se aos prazos. Esse exame ocorre no mês de novembro, mas a sua inscrição se dá sempre no primeiro semestre, mais ou menos no mês de Maio.

Para acompanhar todas as informações a respeito do Enem, bem como para se inscrever acesse o portal do aluno INEP 2022, conforme vai chegando mais informações eles vão atualizando a página:

Importante ressaltar que as inscrições ocorrem somente pela internet, não tem outro meio para que você possa se inscrever, então muito cuidado e muita atenção quanto a isso.

Prova do ENEM

A prova do ENEM ainda não tem uma data definida, mas como mencionamos anteriormente ela costuma ocorrer no mês de novembro, e até lá você tem muito tempo para estudar e ver o conteúdo da prova.

Foque muito nos estudos por que você precisa muito disso para conseguir bons resultados, não se esqueça também da redação, ela é importantíssima para você poder ter um bom resultado e assim concorrer as bolsas.

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Descubra como acessar o site e os serviços da ENEL

Em meados da década de 60, os habitantes do Estado de Pernambuco passariam a contar com os serviços de distribuição de energia da Companhia Energética de Pernambuco (ENEL). Sua criação ocorreu exatamente em 10 de fevereiro de 1965. Aqui o leitor saberá como conseguir a segunda via ENEL.

Criação da ENEL

Após a criação da ENEL, o número de locais atendidos pela empresa era de 156, localizados na região pernambucana. Em 1972 foi dado início à construção do Edifício Sede da ENEL, que ficaria localizada na Avenida João de Barros, no Bairro da Boa Vista. A conclusão da obra demorou três anos, para que, enfim, o empreendimento fosse ocupado.

O primeiro trabalho com a exploração de energia solar ocorreu por meio da ENEL. Essa nova empreitada foi possível graças à parceria entre a empresa e o Governo francês, cuja tarefa era a de que fossem instalados coletores solares no Centro de Operações do Bongi.

Como obter Segunda via ENEL ? É fácil!

Quem, por algum motivo, precisar de uma Segunda via ENEL pode consegui-la por meio do nº da conta contrato, que pode ser consultada nas contas anteriores.

Logo em seguida, o interessado deve acessar o endereço da ENEL. Em seguida será aberta uma página, em que a pessoa deverá clicar em “Autenticar conta contrato”. Essa opção, por sua vez, se encontra no canto superior direito da tela, próximo ao campo de pesquisa, com um destaque em cor azul claro.

Depois encontre na barra lateral do site a opção “2 via de conta” e clique preenchendo os dados solicitados para imprimir sua segunda via ENEL PE.

Nas agências você consegue imprimir sua segunda via ENEL pelo CPF, sujeito a uma taxa de cobrança.

Existe outro jeito de conseguir a sua ENEL 2 via de conta por meio do site. Na página inicial do site role o maouse no campo “Serviços ao Cliente”. Depois clique na opção “Agência Virtual”. Na página que aparecerá logo mais, escolha “2 via de conta”. Informe o número da conta contrato e o texto que aparece por segurança. Clique em Autenticar. Pronto! você já pode imprimir sua 2 via ENEL.

Mas se depois de tudo o que foi informado aqui, você ainda prefere ligar para a Central de atendimento ENEL e solicitar a sua ENEL segunda via, o telefone é o 08000 81 01 20.

Você também pode conseguir a sua isenção ENEL por CPF se dirigindo a umas das unidades da ENEL espalha por todo o estado. Acesse o site e veja o endereço mais próximo de você.

Consumo de Energia Elétrica em Pernambuco

À medida que os anos se passaram, o consumo de energia em Pernambuco sofreu mudanças. Devido ao aumento da demanda, graças à ENEL, a empresa se tornou o maior incentivador de programas de eletrificação rural do Nordeste. Com isso, há uma cobertura energética que abarca três propriedades:

  • Zona da Mata;
  • Agreste;
  • Sertão.

Em 40 anos de atividade, indo de 1970 até 2010, o nível de consumo de energia elétrica no estado foi de 1 milhão de MWh para mais de 10 milhões de MWh. Sobre os aspectos que possam explicar o motivo do cenário em que se encontra a região, algumas conclusões podem ser tiradas, que são as seguintes:

  • Aumento do montante de consumidores;
  • Consumo médio comercial e residencial elevado;
  • Elevadas temperaturas no ano de 2009 também influencia no consumo de energia.

Outras fontes de energia

Além da energia sola, outra que merece destaque surgiu em 1990, conhecida como aerogerador. Sua instalação em solos brasileiros ocorreu por meio de um instituto de pesquisa dinamarquês em parceria com o Grupo de Energia Eólica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Por meio do Programa de Incentivo ao uso das Energias Alternativas (Proinfra), 12 turbinas já foram instaladas nos seguintes municípios:

  • Gravatá;
  • Pombos;
  • Vitória de Santo Antão;

Ao todo, essas usinas juntas, conseguem gerar o equivalente a 70 mil MWh por ano.

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