O curso de Medicina é um dos mais concorridos, seja por proporcionar alta remuneração ou pelo grande status social atribuído. Por isso, quem está interessado em seguir esta carreira, precisa estar atento a todas as opções disponíveis. Veja a seguir quais os recursos que você pode usar para começar a sua graduação:
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos programas que podem ser acessados através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Esse sistema é responsável pelas vagas da rede pública e as divide em categorias de: ampla concorrência, cota racial, cota da rede pública e cota para pessoa com deficiência.
O estudante interessado em cursar medicina, pode inscrever a sua nota no sistema do SISU quando abrirem as vagas, sendo possível se inscrever para o mesmo curso em diferentes instituições.
PROUNI
Uma outra opção, bem parecida com o SISU, é o Programa Universidade Para Todos (PROUNI). A diferença é que este recurso é voltado para a distribuição de vagas da rede particular.
Um dos principais requisitos para quem quer concorrer às bolsas do PROUNI é ter concluído o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral.
O estudante pode aplicar a sua nota do Enem para os dois tipos de bolsa do PROUNI: parcial e integral. Assim como no SISU 2025, também é possível selecionar duas opções de curso para concorrer.
Educa Mais Brasil
Uma outra opção bem interessante para quem quer seguir a carreira de Medicina é o programa Educa Mais Brasil, uma iniciativa privada que promove condições facilitadas para os estudantes.
O Educa Mais brasil 2025 funciona através de uma plataforma digital e diferente da maioria das opções de ingresso no ensino superior, o Educa Mais Brasil não exige a participação do estudante no Enem.
Para participar, basta acessar o site e aplicar para uma das bolsas disponíveis na plataforma. Se cadastrar no Portal do Aluno Educa Mais Brasil é fundamental para conseguir a sua bolsa.
FIES
Por último, mas não menos importante temos a opção do maior programa e financiamento estudantil do país: o FIES 2025. A proposta é conhecida, principalmente, por proporcionar os juros de financiamento mais baixos do mercado.
O programa se divide em algumas categorias para que todos os estudantes sejam beneficiados de forma justa. As categorias dependem da renda familiar do candidato.
Para participar, é necessário ter tirado uma nota superior a 450 pontos no Enem e não pode ter tirado nota zero na prova de redação do exame