200 mil pessoas devem festejar o centenário da Terra do Padre Cícero

Secretaria de Turismo e Romaria estima que mais de 200 mil pessoas participarão das celebrações pelo centenário da Terra do Padre Cícero. Prefeito lista série de homenagens durante os dias de festividades.

Festividades pelo centenário são organizadas há dois anos, e devem se prolongar até 2020.

Comemorado no próximo dia 22 de julho, o Centenário de Juazeiro do Norte gera sobre si a expectativa de ser a maior festa já realizada na região do Cariri cearense. Um relógio na Praça Padre Cícero, principal ponto de encontro da cidade, dá o clima de contagem regressiva para a festa que já vem sendo celebrada há dois anos. Cerca de 200 mil pessoas devem participar das celebrações.

Ponto alto das comemorações, a Semana do Centenário será iniciada com a apresentação do padre Reginaldo Manzotti na Praça dos Romeiros, no dia 17 de julho, a partir das 19 horas.

As mais variadas atividades foram mescladas para atender a todos os públicos durante as festividades: festas folclóricas, competições esportivas, shows e solenidades religiosas ocorrerão em diferentes períodos de cada dia. Cogitado para participar do evento, o cantor Roberto Carlos, que já demonstrou ter admiração por Padre Cícero, será substituído pela banda Aviões do Forró, uma das principais atrações do gênero no Brasil.

De acordo com o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, também haverá entrega de obras para a população, bem como a assinatura de ordem de serviço para novos projetos da Prefeitura. “Outro destaque da festa são as homenagens a personalidades e instituições que influenciaram o desenvolvimento da cidade”, afirma Santana.

“Vamos laurear os 100 romeiros que mais se destacaram, assim como as 100 empresas e as 100 pessoas que mais contribuíram para o progresso de Juazeiro. Além disso, estamos estudando as cidades que promoveram as maiores romarias para nossa região”, ressalta o prefeito.

Em capitais como São Paulo e Fortaleza, a Prefeitura de Juazeiro também pretende organizar caravanas junto a associações para reunir juazeirenses e levá-los a participar das celebrações. “São pessoas que se deslocaram para trabalhar ou estudar longe de casa e esperamos tê-las conosco nessa grande comemoração”, afirma Santana.

Programação

O ápice da festa será uma celebração religiosa no dia 22 de julho, no Santuário de Nossa Senhora das Dores, às 19 horas. No dia 23, será realizado o show “Diante do Trono”, ainda sem local definido, com a presença da cantora Ana Paula Valadão.

A previsão é de que os festejos se estendam por mais um ano, com inauguração de obras públicas e os portais da cidade, que serão instalados no Horto e nas divisas de Juazeiro com os municípios de Barbalha, Caririaçu e Crato. Desde o ano passado, devotos que lotam a cidade a cada romaria levam da “Meca do Cariri” mudas de Juazeiro, a planta que dá nome ao município.

Também estão em construção a Praça do Marco Zero (entre a Basílica de Nossa Senhora das Dores e o Centro de Apoio aos Romeiros) e a Praça da Bíblia, localizada em frente ao estádio Romeirão.

Entenda a notícia:

Distando 493 km de Fortaleza, Juazeiro do Norte tem cerca de 250 mil habitantes. É a maior cidade do Interior, ainda que a área do município da região caririense seja de apenas 249km². No dia 22 de julho, a cidade comemora o centenário de sua fundação.

Deixe um comentário